Como economizar energia em um apartamento e uma casa particular?

Ninguém cancelou o pagamento de serviços públicos, mas quando o proprietário recebe os recibos novamente, muitas vezes ele entra em transe com o valor total. A maior parte é consumida por eletricidade, principalmente quando se trata de uma residência particular. No entanto, você pode e deve economizar nisso. E não importa onde você esteja: num apartamento, numa casa de campo ou numa casa de campo.

Os custos de eletricidade podem ser reduzidos de várias maneiras

Dicas básicas para economizar energia

É claro que é impossível acompanhar cada membro da família para que ele apague as luzes e use os aparelhos elétricos de maneira racional. Mas você pode seguir dicas que vão te ajudar a reduzir significativamente suas contas de energia.

Inicialmente, você precisa entender quais dispositivos consomem mais energia. Normalmente, incluem unidades com elementos de aquecimento, por exemplo: multicozinha, máquina de lavar, caldeira ou piso aquecido.

Além deles, existem outros utensílios de cozinha:

  • Chaleira elétrica;
  • Forno elétrico;
  • Forno elétrico;
  • Lareira elétrica;
  • Geladeira;
  • Lava-louças;
  • Aquecedor elétrico;
  • Padeiro;
  • Torradeira;
  • Ferro;
  • Secador de cabelo e outros.

Além disso, não se esqueça dos equipamentos de construção: furadeiras, furadeiras, betoneiras, chaves de fenda, secadores de cabelo para construção e outras unidades.

Para economizar o máximo possível em eletricidade, você precisa selecionar cuidadosamente todos os eletrodomésticos e eletrodomésticos. Preste atenção não apenas à categoria de preço e aparência, mas também estude cuidadosamente as características (potência, nível de consumo de eletricidade por hora).

Aprenda a economizar com novos hábitos

Você pode reduzir seus custos de energia com novos hábitos. Percebeu-se que quando as pessoas entram em uma casa ou apartamento, acendem as luzes de todos os cômodos ao mesmo tempo, mesmo que morem sozinhas. A questão é: para quem iluminam os restantes quartos se vão, por exemplo, passar a noite na cozinha. Portanto, os especialistas recomendam fortemente o desenvolvimento de hábitos úteis que reduzirão suas contas de luz:

  • Tente usar luz natural. Não há necessidade de acender as luzes na primeira nuvem;
  • Evite o "modo de espera", a menos que seja absolutamente necessário. O fato é que nesta modalidade o equipamento também absorve eletricidade, embora não em volumes muito grandes, mas ainda assim;
  • Ao sair de um cômodo para outro, você deve desligar as luzes e os aparelhos que consomem energia.

Além disso, para iluminar o ambiente por dentro, é preciso trabalhar no interior. Deixe o quarto ser decorado com cores claras. Superfícies espelhadas também ajudam a resolver esse problema. Por exemplo, um espelho instalado em frente a uma janela pode tornar o ambiente mais claro.

Lâmpadas instaladas corretamente também ajudarão a minimizar as contas de serviços públicos. Você precisa entender que a sala não precisa de luminárias extras, principalmente se houver uma lâmpada fraca instalada.

Na verdade, essas dicas ajudam você a economizar em iluminação e, se você as seguir, poderá economizar de 60 a 70% de sua eletricidade.

Usar lâmpadas LED é uma boa maneira de economizar energia elétrica

Dicas adicionais para economizar energia

Existem muitos métodos eficazes para economizar eletricidade em seu apartamento e casa.

Vejamos os mais comuns:

  1. Certifique-se de limpar regularmente a sujeira das lâmpadas e persianas. Sabe-se que quanto mais suja a luminária, mais fraca é a luz que ela produz. Além disso, ele tem que usar mais energia.
  2. Tente usar apenas lâmpadas economizadoras de energia. Este é o método mais eficaz para economizar dinheiro e é muito simples. Basta retirar as antigas lâmpadas convencionais de todas as luminárias e substituí-las por outras economizadoras de energia. Eles podem ser fluorescentes ou LED. É claro que essas lâmpadas são mais caras que suas antecessoras, mas os especialistas acreditam que em um futuro próximo, devido à alta demanda, seu preço cairá significativamente.
  3. Use refletores de calor para ajudar a reduzir a perda de calor. Nesse caso, você precisa adquirir telas especiais ou fabricá-las você mesmo. Isso pode ser feito da seguinte maneira: você precisa colar papel alumínio (produto alimentício) no papelão. Essa tela pode facilmente substituir uma comprada. Ao instalá-lo atrás da bateria, você pode aumentar o calor em vários graus. Além disso, o calor não fluirá para a rua ou para a parede, mas permanecerá na sala.
  4. Uma regra importante a lembrar é: "Ao sair da sala, desligue a iluminação elétrica". Curiosamente, funciona muito bem. Talvez inicialmente esta recomendação pareça estúpida porque ajuda a reduzir a conta em apenas alguns centavos. Mas pense em quanto você pode reduzir o consumo de luz durante um ano inteiro! Para não se esquecer de apagar as luzes, é melhor colocar inicialmente os interruptores de forma conveniente (perto da saída, por exemplo). Ou pendure pequenos "lembretes" próximos a eles.
  5. Se você isolar uma casa ou apartamento, será possível reter o calor no ambiente, economizando energia nos aparelhos de aquecimento. É mais fácil substituir velhas janelas de madeira por novas janelas com vidros duplos do que isolá-las para o inverno por hábito. Ressalta-se que até 50% do calor pode ser perdido pelas janelas de baixa qualidade, o que significa que mesmo que as baterias estejam funcionando a plena capacidade, a casa ou apartamento ainda estará fresco.

Numa casa de campo, deve-se pensar em isolar a fachada. Isso pode ser feito com espuma de poliestireno ou lã mineral.

Não se esqueça dos reparos cosméticos. Um interior em cores claras torna os cômodos de um apartamento ou casa mais claros, o que significa que as luminárias precisarão ser ligadas posteriormente. Se, por exemplo, as paredes forem decoradas com cores escuras, o ambiente ficará escuro o tempo todo e será necessário acender constantemente as lâmpadas.

Use a tecnologia com sabedoria

Algumas pessoas acreditam erroneamente que se você deixar os eletrodomésticos conectados e não usá-los, eles não consumirão eletricidade. Na realidade isso é um mito. Os especialistas recomendam desligar todos os equipamentos que não utilizamos. Isso se aplica a torradeira, chaleira elétrica, liquidificador, máquina de café e outros aparelhos. Também é recomendável desligar dispositivos como computadores e laptops, em vez de colocá-los no "modo de suspensão". Carregadores, impressoras, scanners e faxes devem ser desligados quando não estiverem em uso.

De referir que muita energia é consumida pela guirlanda e pela lareira decorativa. Em geral, todos os eletrodomésticos e eletrodomésticos que uma pessoa não pretende usar no momento devem ser desligados, inclusive das tomadas. Você precisa ensinar isso a toda a sua família. Como resultado, suas contas de luz certamente irão surpreendê-lo e encantá-lo.

Como economizar energia em uma casa particular

O sistema Smart Home provou ser muito bom. É muito caro e se paga por muito tempo em um apartamento pequeno, mas para uma casa de campo é uma opção ideal e eficaz para economizar em quase todos os pagamentos. Este sistema permite-lhe poupar em: aquecimento, funcionamento de aparelhos, iluminação. Mas primeiro as primeiras coisas.

Aquecimento

A climatização permitirá distribuir corretamente a temperatura do ar nas instalações durante a ausência ou presença de residentes. É sempre possível alterar a intensidade de aquecimento dos pisos ou radiadores, em função do clima fora da janela. Por exemplo, se os proprietários estiverem ausentes por um longo período, os pisos podem não ser aquecidos, mas apenas aquecidos para a sua chegada. Essa abordagem, quando você só precisa pagar pelo que consome, é benéfica.

Operação de dispositivos

Um aplicativo no seu telefone permite ligar e desligar aparelhos conectados a plugues inteligentes. Além disso, você pode definir um horário de trabalho. Isto é muito conveniente com uma multicooker, máquina de café e chaleira. Além disso, uma tomada inteligente pode desligar quando o sistema corta a energia daquele que está conectado, por exemplo: um fogão elétrico ou um ferro. Tudo isso pode ser ajustado através do sistema Smart Home.

Iluminação

Os sensores de movimento permitem que você não pense em ligar e desligar as luzes. A iluminação acende automaticamente, acompanhando a trajetória do movimento do familiar. Ou seja, quando, por exemplo, o proprietário entra na cozinha pelo corredor, a luz da cozinha acende, mas no corredor, pelo contrário, apaga-se.

Você pode economizar dinheiro em uma casa particular e também em um apartamento, com a ajuda de aparelhos de ar condicionado. Basta escolher o eletrodoméstico certo com a potência necessária e lembrar de desligá-lo quando não for necessário.

Como economizar energia em um apartamento

Para reduzir as contas de luz, você precisa seguir uma série de regras. É necessário manter limpas as janelas e luminárias, pois quando sujas tendem a escurecer a luz do ambiente.

Você precisa usar dispositivos de iluminação que economizam energia, pois eles brilham mais e consomem muito menos energia do que as lâmpadas convencionais.

Ao adquirir eletrodomésticos, é preciso estar atento às especificações técnicas. Ou seja, uma máquina de lavar com capacidade de 5 quilos é irracional para ser usada por uma única pessoa. O mesmo se aplica à chaleira elétrica. Não há necessidade de levar um grande volume se a pessoa passa o dia todo no trabalho e mora sozinha.

Sempre apague as luzes ao sair do ambiente e ensine o restante da família a fazer o mesmo. Não se esqueça dos carregadores nas tomadas e dos computadores ligados, mesmo que você tenha saído de casa por pouco tempo.

Seguindo estas recomendações, regras e conselhos, você pode economizar significativamente em eletricidade em seu apartamento e casa particular.